sábado, 12 de março de 2011

Fazenda Recreio, Campo Alegre e Poço Verde.

Fazendas Recreio e Campo Alegre. Uma visita ao famoso Poço Verde.

Com muita saudade da infância e juventude passados nas fazendas, Aécio Marcos e Maria Helena convidaram Léo para ir com eles até Cruzeiro para visitar a cidadezinha de Pinheiros e as famosas fazendas de tios Lulo e Ciça: Palmeiras, Rio Claro, Recreio, Campo Alegre e, de quebra, a Vendinha do Zé Galvão e o famoso Poço Verde (onde a primolândia ia até lá a cavalo, nadava na água gelada da serra e fazia piquenique).

Caveiras no cemitério alertam para o futuro.
Lá chegando, foi possível visitarmos apenas a igrejinha de Pinheiros, o cemitério onde estão sepultados os nossos mais queridos antepassados, ver pelo alto a casa da Tia Ciça e depois rumar em direção da Vendinha. No portão do cemitério havia duas caveiras com duas tíbias cruzadas (igual caveira de pirata), com os dizeres proféticos: "Eu era como tu és. Serás como eu sou" (uffs!... arrepiava até os pelos do saco...).

No Rio Claro não foi possível entrar e a Palmeiras já não existia mais. A casa grande foi demolida, nem as palmeiras imperiais lá estavam, com excessão de uma alquebrada e toda seca. Rumamos, então, em direção às fazendas Recreio, Campo Alegre e, no dia seguinte, em companhia da prima Cila Leme (irmã da Tia Lena), fomo matar a saudade do Poço Verde, re-encontrando-o no meio da mata.

Rever o Poço Verde foi uma emoção tão grande, mas tão grande, que o repórter, diante de todas aquelas cores e lembranças do lugar, esqueceu-se de ver onde punha os pés e escorregou feio numa rocha. Caiu e bateu a câmera de filmar (presente da Vó Leda...) com muita força na pedra. Não teve mais conserto.

Por sorte, tinhamos fotos e um pedacinho de filme do Poço Verde. A fita foi recuperada em grande parte e agora vocês poderão ver (editada mais uma vez e com muito melhor qualidade) todas essas saudosas imagens da nossa deliciosa visita que fizemos ao nosso passado. Isto aconteceu no ano de 2002, há 9 anos atrás.

O passado passou e foi muito gostoso. Estamos agora cuidando para fazer com que os dias de hoje nos tragam novas saudades e boas lembranças no dia de amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário